Por que a escalada é indicada para você desenvolver as suas habilidades?

É comum que o profissional do meio corporativo experimente em um determinado momento da carreira, a necessidade de desenvolver novas habilidades para alcançar os objetivos almejados.

Esse sentimento também é vivido por altos executivos e até mesmo pelo empresário do pequeno, médio e grande negócio.

Para isso, num mundo de constantes mudanças, é necessário desenvolver novas habilidades ou aperfeiçoar as existentes.

É necessário sair da zona de conforto para alçar voos mais altos.

A escalada permite ao participante acessar sentimentos e emoções que propicia o autoconhecimento e o desenvolvimento das habilidades desejadas, se a prática for conduzida em conjunto com profissional de psicologia.

Assim, oferecemos às pessoas do mundo corporativo a oportunidade de expandir os seus skills e os conhecimentos sobre si, por meio de um processo terapêutico inovador que une terapia e escalda.

Quais as habilidades podem ser desenvolvidas por você e como?

A escalada trabalha as funções executivas da pessoa, que constituem um conjunto de habilidades que, de forma integrada, possibilitam ao indivíduo direcionar comportamentos a objetivos, realizando ações voluntárias que compreendem o planejamento, a resposta rápida a problemas novos, a tomada de decisões, o controle inibitório, a sensibilidade a comportamentos socialmente aceitáveis, o monitoramento do próprio desempenho, a flexibilização cognitiva, o estabelecimento de metas, a avaliação de riscos e a correção de erros.

É por essa razão que na escalada é possível desenvolver, nos praticantes, habilidades desejáveis no mundo corporativo, tais como trabalho em equipe, decisão sob pressão/estresse, comunicação flexibilidade, organização, foco, confiança, autoconfiança e entre outras habilidades. Como ilustração, descrevemos algumas situações vivenciadas no processo de escalada que implicaram em novas habilidades aos participantes ou que reforçaram as já existentes:

Trabalho em equipe

Ninguém chega ao topo sozinho. Para qualquer atividade dentro do montanhismo é preciso pelo menos de duas pessoas. É quase impossível praticar escalada com excelência sozinho, a parceria é fundamental para todas as etapas, principalmente para a segurança.

Decisão sob pressão/estresse

Durante a escalada aparecem momentos desafiadores que precisam ser resolvidos da melhor forma possível, em situação de pressão. Saber como administrar os sentimentos, tendo calma para achar alternativas viáveis e executá-las da melhor forma (com calma e precisão).

Comunicação

A comunicação é de extrema importância, precisando ser clara e eficaz ao longo de toda escalada e em todos os processos/etapas e procedimentos e inicia antes mesmo da escalada.

Flexibilidade

Situações não esperadas acontecem, por mais que planejamos, até porque muitas delas não dependem só de nós e sim de fatores externos. Assim é de extrema importância sempre estar preparado para mudar ou adaptar o plano inicial para que a escalada continue (ou não) sem maiores estresses.

Organização

Apesar de ser um esporte de aventura (radical), é um esporte de processos e procedimentos. Assim a escalada começa muito antes do ato de escalar: ela começa no planejamento.

Foco

Todos os processos e procedimentos precisam ser executados com 110% de foco e atenção, para o sucesso da escalada. A escalada em si é, um ato de absoluta presença. É como uma meditação e nada além do momento presente é relevante.

Confiança

Ao escalar você está literalmente depositando a sua vida na mão de outra pessoa, do seu parceiro de escalada e nos equipamentos de segurança. Assim, a confiança é de extrema importância.

Autoconfiança

É preciso ter confiança em você mesmo! A insegurança trava, paralisa e nos impende de dar continuidade.